Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

É de conhecimento nacional que todos aqueles que se graduam no curso de Direito no Brasil devem prestar o exame da OAB para verificar se estão aptos a adquirir o direito de atuar na área, certo? Contudo, são muitas as pessoas que não sabem exatamente para que serve o exame da OAB, por isso, para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, no texto de hoje iremos falar sobre o exame da Ordem dos Advogados no Brasil.

Aqueles que se formam em Direito no nosso país, são considerados bacharéis e, por isso, não possuem o direito de advogar. Para que os bacharéis em Direito obtenham permissão para exercerem a profissão, é necessária a realização do exame da OAB, que irá testar o aprendizado do bacharelado. Essa avaliação determinará se o candidato está capacitado, ou não, para desempenhar suas atividades como advogado.

A prova é aplicada três vezes por ano, sendo composta por duas fases. Na primeira fase é aplicada uma avaliação objetiva, com questões de múltipla escolha. E na segunda fase, uma prova prática, com assuntos específicos e questões abertas. Atualmente, a instituição responsável pela a aplicação da prova é a Fundação Getúlio Vargas.

O exame de Ordem dos Advogados do Brasil surgiu em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB e é uma avaliação constitucional, ou seja, obrigatória por lei, que tem como objetivo fortalecer a classe de advogados no país.


Mais Notícias

Monteiro & Valente Cobranças Empresariais - Inadimplência em Condomínios 5 pontos importantes para evit... 26 de setembro

A pandemia da Covid-19 provocou muito mais do que uma crise sanitária. Agravou a situação econômica do país, impactando...

Quais os direitos acadêmicos ... 13 de janeiro

O ano letivo logo deve começar, mas muitos pais e alunos não conseguiram arcar com as mensalidades do ano...

Inadimplência deve apresentar... 16 de dezembro

Depois de um ano que em que a inadimplência bateu mês a mês o seu próprio recorde, recentemente, executivos...