Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.
Dia do Advogado 11 agosto, 2014

No dia 11 de agosto comemora-se o dia do advogado, portanto, o texto de hoje é uma homenagem a todos os profissionais de advocacia do Brasil, profissionais esses que sempre estão prontos a oferecer amparo à justiça e à liberdade dos indivíduos.

O dia 11 de agosto marca a criação, por Dom Pedro I, do curso de advocacia no Brasil, inaugurado nas cidades de Olinda (Mosteiro de São Bento) e São Paulo (Largo São Francisco), em 1827.

O Direito é um conjunto de normas criado para regular as relações sociais entre os indivíduos e garantir, dessa forma, o cumprimento da legislação vigente. A partir do momento em que essas relações começam a se mostrar falhas, impedindo o respeito a essas normas, o advogado entra com o seu trabalho, representando seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas, judicial ou extrajudicialmente.

O advogado pode atuar em diversas aréas, entre elas: direto civil, direito penal e direito administrativo, como você já conferiuaqui no blog, anteriormente.

O Brasil é o terceiro país com o maior número de advogados no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Conforme dados da OAB, o país tem mais de 820 mil advogados e aproximadamente 5 milhões de bachareis em Direito.

Curiosidade:
Dia do pendura.

Muitos estudantes de Direito aproveitam esse dia para comemorar colocando em prática uma tradição de mais de 180 anos. Essa tradição é conhecida como o “Dia do Pendura”, onde os acadêmicos comem e bebem em bares ou restaurantes e saem sem pagar a conta.

Outrora, diante do prestígio que os advogados possuiam perante a sociedade, era costume que os donos de estabelecimentos oferececem refeições como cortesia aos profissionais, que em forma de agradecimento discurssavam para os frequentadores desses locais.

Atualmente, essa medida gera muita polêmica, pois muitos comerciantes não aceitam arcar com o prejuízo que essa tradição causa. Em muitos estabelecimentos do país, existem casos que há o envolvimento da polícia pela recusa de pagamento do serviço. Devido a esse fato alguns comércios próximos de universidades preferem não funcionar no dia 11 de agosto, para evitar despesas incovenientes. Outros procuram fazer acordos com os estudantes, oferencendo-lhes descontos ou se comprometendo a direcionar parte do dinheiro arrecadado no dia para instituições de caridade.

Nesse dia especial para os profissionais de advocacia, deixamos aqui um parabéns a todos aqueles que exercem essa nobre profissição com muito empenho. Esses são os votos da Monteiro & Valente Advogados Associados.

Mais Notícias

16-12-2016-queda-inadimplencia Inadimplência deve apresentar... 16 de dezembro

Depois de um ano que em que a inadimplência bateu mês a mês o seu próprio recorde, recentemente, executivos...

14720434955020 Aproveitar o momento para rece... 30 de novembro

Com o mês de dezembro chegando, as pessoas começam a receber as parcelas do 13° salário. De acordo com...

timthumb Atenção para as regras de co... 7 de novembro

Não conseguir quitar os compromissos financeiros ao final do mês tem feito parte da rotina de muitos brasileiros. No...